segunda-feira, 24 de outubro de 2011

sábado, 15 de outubro de 2011

Milagreira

Hoje, dia 15/10, no Casarão de Poesia em Currais Novos, será lançado "Milagreira" o primeiro livro de poesias da poetisa Iara Carvalho. O evento acontecerá às 19:30h.

Prestigiem este que é, certamente, um dos grandes nomes da poesia potiguar na atualidade!!

Xeros Iara Linda da Águas!!!

Encontro de cartunistas e autores de HQs!!!

Próxima semana acontecerá a FliQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. Participarão do evento uma galera renomada como os cartunistas como Spacca , José Aguiar e Rafael Coutinho; autores e jornalistas como Margot Ferreira, Fabrício Carpinejar, Woden Madruga, José Nêumanne Pinto, Reinaldo (Casseta & Planeta), entre outros.
O evento acontecerá entre os dias 17 a 21/10 no anfiteatro da UFRN, na praça Cívica.
A entrada é franca!!!!

Participem!!!!

Concurso Público

O governo do RN lançou hoje, através da empresa Cesgranrio, edital para provimento de vagas para professor em todo o Estado. As inscrições terão início na próxima segunda-feira, dia 17.10, e prosseguirão até o dia 25.10. Maiores informações podem ser encontradas no site http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=seecrn0111

Natal tem o 3º maior índice de raios UV do mundo!!

O sol escaldante do Rio Grande do Norte preocupa por causa dos riscos de doenças de pele. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE-rn), Natal está em terceiro lugar no ranking das cidades com maior incidência de raios ultravioleta no mundo inteiro. "À exceção dos dias de inverno, a capital do Rio Grande do Norte tem o maior índice de raios UV do Brasil, o segundo maior índice das Américas (só perde para La Paz, na Bolívia) e, só tem índices menores do que os registrados na Austrália", diz Francisco Raimundo da Silva, coordenador do laboratório de ozônio do INPE-RN, em Natal. O índice médio na capital oscila entre 10 e 11, numa escala de 0 a 16, nunca atingido em parte alguma do planeta.

O índice é considerado entre "Muito Alto" e "Extremo". A partir de 11 é considerado extremo e requer uso de proteção solar, especialmente para evitar câncer de pele. "O nosso meio-dia solar, por volta das 11h20 da manhã, é quando o céu está a pino. E dependendo do horário de exposição ao sol, recomendamos protetor solar, boné, chapéu de aba longa (tipo sombreiro, de 7 cm), roupas de algodão". As recomendações se destinam especialmente aos trabalhadores que permanecem no sol durante muito tempo, como motoqueiros, agricultores, pescadores e funcionários de construção civil.

Raimundo defende, inclusive, que o costume de evitar sol após 10h da manhã seja ampliado para mais cedo. "Entre as 9h20 e até às 13h30 o índice é muito alto. Depois diminui, mas a atenção deve se manter", diz o professor. A explicação para a incidência tão alta reside no fato de que o Estado tem mais de 200 dias de céu claro durante o ano todo. "Outras regiões do Brasil com alta incidência, como a Ilha de Marajó e a Amazônia, e países na linha do Equador, se diferenciam por causa das nuvens", explica Raimundo.

Câncer de pele

A alta incidência de raios ultravioleta em Natal é um dos principais motivos para a preocupação dos dermatologistas com o aumento do número de casos decâncer de pele. No ano passado foram 2.930 casos no RN, sendo 1.280 em homens e 1.650 em mulheres. Os números se referem apenas aos casos de câncer de pele não-melanoma, também chamado baso-celular, mais comum entre agricultores e pescadores, provocados pela exposição prolongada ao sol. A capital tem, ao todo, 740 casos, a maioria em mulheres (390). No Brasil, foram 53.410 novos casos registrados no ano passado. Somente para 2011, são esperados 113.850 novos casos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Outro risco é o de câncer de pele melanoma, a forma mais agressiva da doença. "É provocado pela exposição solar aguda. É a forma mais rara do câncer de pele, mas a incidência cresce no mundo inteiro", conta a dermatologista Patrícia Freire, da regional Natal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RN). "Isso tem nos preocupado por causa do índice da recorrência da metástase e de mortes nesse tipo de câncer. Se não for tratado muito precocemente é perigoso por ser muito agressivo", enfatizou.No Estado, em 2010, foram 20 casos melanomas registrados em homens. O número de mulheres com a doença não chega a quinze, por isso os dados não são disponibilizados pelo INCA.

Fonte: Diário de Natal - 15. 10.11


Fonte: Blog do Amarildo (http://amarildocharge.wordpress.com/2011/03/20/o-pais-dos-absurdos/)

Fernando Freire é condenado a 84 anos de prisão

A justiça condenou o ex-governador Fernando Freire (PMDB) a 84 anos de reclusão por peculato e falsidade ideológica, no processo 0023460-11.2005.8.20.00001. É a primeira vez que um chefe do Executivo é condenado por corrupção no Rio Grande do Norte. A sentença foi dada pela juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Cristina Pereira Fernandes, que acatou a denúncia do Ministério Público Estadual. Este é apenas um dos inúmeros processos nos quais Freire é réu. A condenação do ex-governador prevê, ainda, 840 dias de multa. Além dele, outras duas pessoas foram condenadas a 70 e 45 anos de reclusão, respectivamente. O MP não divulgou os nomes dos dois réus. Os três podem recorrer em liberdade.
Os acusados foram considerados culpados pelo desvio de dinheiro público estadual mediante a atribuição de gratificações de representação de gabinete a funcionários fantasmas. Segundo o MP, as gratificações eram emitidas por meio de cheques-salários sacados ou depositados em favor dos próprios réus ou de outras pessoas a eles ligadas. O esquema durou cerca de dois anos e envolvia 14 "laranjas". O MP informou que os cheques-salários continham no verso assinaturas falsas endossando o depósito. Em muitos casos as pessoas cujos nomes figuravam nos documentos sequer sabiam que eram beneficiárias de gratificação de representação de gabinete ou então, embora algumas soubessem e tenham recebido por um período curto de tempo, desconheciam que continuassem a ser pagas e o dinheiro desviado por terceiros.
Os três réus foram acusados através de Ação Penal movida pelo MP, denunciando que entre os anos de 1995 a 2002 o ex-gestor comandou o esquema de desvio de recursos ao erário estadual. O caso foi descoberto depois que diversos contribuintes fizeram a declaração de isentos junto à Receita Federal no ano de 2003 e foram inseridas na "malha fina" diante da informação do fisco de que tinham recebido rendimentos tributáveis acima do limite de isenção e tendo como fonte pagadora o estado do RN, em razão de gratificação de gabinete, sem que tivessem percebido tais valores.


Fonte: Jornal Diário de Natal - 15.10.11


Pena que eles não possam responder atrás das grades!!!